Thursday, April 10, 2008

Regresso dos gelados

Voltei... com pena de chegar a Lisboa.
Com pena e muita culpa por cá ser assim, sermos assim, deixarmos que seja assim.

Lixo, cuspidelas, buzinadelas, empurrões, nomes feios pelo ar, mau civismo e péssimo trato: rótulos dos portugueses.

Ljubljana, é uma outra capital (quase) perfeita e ainda bem que é assim.
Não há carros no centro da cidade, a prioridade vai para os peões, ciclistas e patinadores.
A jovem população toda fala inglês (bem, quase toda, já que não tive tempo de botar discurso com todos!).
A preservação dos edificios, dos passeios, dos monumentos.
O respeito pelo próximo, pelo espaço que cohabitam e a beleza do rio que a atravessa.
Mas o menu continua e atinge o climax... nos gelados!
É verdade!
Os gelados: os melhores que já alguma vez provei, bem servidos e ainda por cima a €1,00!

Deveras atordoada com as esplanadas, perfeitos lounges de beira-rio.
A vida social é mimada e acarinhada por todos.
É possivel, bem se vê.
Não percebo porque não copiamos isto também.

Hoje, de caminho para o trabalho, apeada na gare duma grande metropole, um ser humano que tem tanto direito de ali estar como eu, não só escarrou o espaço à sua volta, como "deixou cair" as folhas dos diários grátis que por ali proliferam e que acham que se levarem 5 ou 6 exemplares de cada um, ficam mais iluminados.

Pequei porque devia ter chamado à atenção, mas o facto do senhor ter certamente mais 70Kg que eu, levou-me a refriar o meu instinto cívico.
Será que acabei de criar mais um pecado a juntar aos 7 (ou 9) que já existem?

Na certeza me mantenho porém, de que o pecado que mais me fascinou nesta viagem, foi o da GULA... pelos gelados!

Idem lá e atestem por vós mesmos (:

6 comments:

maverick said...

"a casa da vizinha é bem melhor que a minha"´...tipico português, os "outros" tb têm defeitos ora deixai-vos ficar por um anito nas terras dos outros e depois logo vêdes o q é bom pra tosse...essa dos gelados a 1€..."chinesisses"...e o mar tb por lá anda, hein? como vedes bom povo, somos aquilo q quiseres, mas temos essa maravilha a beira dos pés, já pra não falar do sol, praia, gajas (ah uma perdição), gajos,enfim um role de excentricidades...pr'alem do mais uma capacidade de desenrasque como não há, qual ser humano com vontade de "piar" e sem mais sacou de 5 ou 6 jornais para limpar o dito numa hora de pura aflição e adrenalina...além disso ouvi dizer que por aquelas bandas dormem aos 5 e 6 no mesmo pouso qual abancar na mesma tenda e deixar-se envolver pelo roncar do vizinho...

**** said...

Tal como o fulano da gare, vejo que também o amigo Maverick anda bem informado.
Resta saber as fontes... se à dúzia (já que diz-se ser mais barato) ou à boa maneira da tradição oral.
E quem conta conta um conto, acrescenta-lhe... umas dormidas! (:

Ide lá amigo Maverick e depois (se voltar) conte-me como quantas rodas tinham os patins ((:

Kerhex said...

E os Chipicaos do Naruto?
Não vejo referências a essa relíquia eslovena!

**** said...

O menino Kerhex não vê, porque os ditos vieram a monte para Lx. e tenho a Interpol nos meus calços por terem ficado desprovidos de tamanho acepipe (:

notyet said...

!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?

**** said...

"!?!?!?!" é relativo a... ? Ao comentário anterior ou ao post?