Wednesday, August 06, 2008

Piropos



s.m. galanteio, gracejo, frase lisonjeira dirigida a alguém

Quem não os ouviu?

Há os mais brejeiros, os mais refinados, os mais graciosos, os mais propositados, os mais originais, os mais simpáticos, os mais picantes; ainda os há para feias, para gordas e até... para homens!

Piropos são uma muleta da linguagem para a caça à parceira, ao "engate", para marcar presença, para se evidenciar entre os competidores, para ser notado pelas presas e agradado por elas.

Apesar de hoje em dia, cada vez mais mulheres entrarem no jogo dos piropos, a prática comum verifica-se ainda em maior número junto do género masculino, nomeadamente os membros da camada operária na área da construção civil - e não só - usando e abusando dos chamados piropos grosseiros na sua grande parte.

Talvez por a sociedade ser mais permissiva aos homens, talvez por lhes caber (ainda) em grande número o papel do sedutor, do que vai à caça da fêmea, do que dá o primeiro passo na arte do "engate".

Fazendo uma abordagem em nada sociológica, nem tão pouco de wikipédia, gostava de vos vir trazendo de amiúde o que se diz por aí... andaimes fora, escritórios fora, cidade fora, sms's fora.

Dos brejeiros passo as citações, até porque em tenra idade enchi os ouvidos com inúmeras grosseirices (muitas obras perto de casa! :)

Não obstante, e tal como os cremes para as rugas enfiados para dentro dos sacos quando compramos um perfume novo (sim, esta marcou-me!) também o escassear de piropos, nos leva a pensar que estamos mesmo a caminho da 3a idade e há que aceitá-lo de cara alegre.

No entanto, piropos há que apesar da directa afirmação de que estamos a ficar (mais) velhas ajudam a manter a cabeça sã e uma alegria prazenteira, mesmo que efémera. Ora vejam:

Num passeio de bicicleta, de fardamento a rigor, pelo meio do Monsanto num Domingo onde mais outras centenas de gentes resolve limpar os pulmões e dar luta ao colestrol e à celulite, eis que passando por um grupo de jovens (na casa dos vintes) , se dirigem desta forma:

"- Ena, que boazuda! Até dava uma volta contigo, pena é seres tão velha! "

Mais directo que isto...

Outro episódio mais recente: numa discoteca da linha de Cascais, num abarrotado final de semana, prontos para desinfectar o organismo e ouvir (dentro do possivel) algum rítmo conhecido e que não produza nenhuma taquicárdia pelo volume e pela batida desenfreada, eis que um jovem (na casa dos vintes) resolve meter conversa com uma amiga minha (na casa dos entas) e já bastante desinfectado no final remata dizendo:

"- Sabes? És a cota mais fixe da discoteca!!"

Até ao próximo TV Rural...

2 comments:

osbandalhos said...

Uma das vantagens da velhice: perda de audição.
A verdade é que mulheres gostam de ouvir piropos e esse é, para mim, um dos seus grandes mistérios.

**** said...

Qual mistério: dos piropos, das mulheres ou da perda de audição com a velhice?